sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dinâmica do primeiro dia de aula - uma reflexão


         Para atrair os alunos ao blog, no 1º dia de aula vamos passar este questionário para que eles possam refletir um pouco sobre suas vidas, acontecimentos e atitudes. No final do questionário tem o endereço do blog para acessarem. Quem sabe assim eles passarão a ler as postagens, mostrar a sua opinião, repartir suas experiências e ver que eles não estão sozinhos no mundo. Todos serão convidados a participarem.
         



Escola: __________________________________________­______________
Nome:___________________________________nº_____Série:___Turma:__1º DIA DE AULA
Dinâmica


Uma reflexão: Aula sobre felicidade
Questionário:
1-    Você é feliz? Quais os motivos? Enumere-os se puder.
__________________________________________________________________
2-   O que já fez seu coração pulsar de felicidade?
__________________________________________________________________
3-   Você lembra de algo que fez que deixou uma pessoa feliz? O quê?
__________________________________________________________________
4-   O que lhe deixaria mais feliz hoje? E o que você pode fazer para contribuir com que aconteça?
_________________________________________________________________
5-   A sua felicidade depende de alguém? Por quê?
(          ) sim               (          ) não
_________________________________________________________________








Venha interagir conosco:
www.euescolhiserfelizz.blogspot.com.br
 



Mudando as regras do jogo, para ser feliz
A felicidade existe para você também, embora talvez neste momento você ainda não acredite nela. Está na hora, porém, de começar a mudar as regras desse jogo. Afinal, trata-se da sua vida e é você quem decide o que fazer dela. Ponha felicidade em sua vida todos os dias. Esse é um direito seu. Acredite: você nasceu para ser feliz. É claro, entretanto, que não basta você ter consciência do seu direito a ser feliz. Esse é apenas o começo do processo. É preciso também que você tome posse da felicidade. E, para que você faça isso o mais rápido possível, deixe-me dar-lhe algumas dicas, ou apenas lembrá-lo de algumas coisas que você possivelmente já sabe, mas que precisa usar com mais constância em seu dia a dia.
:goste do que você tem
As pessoas, normalmente, atrelam sua felicidade a coisas que ainda pretendem conseguir. E ficam adiando desfrutar plenamente sua vida, com alegações do tipo “Quando eu for gerente na empresa vou ser feliz!”, “Quando eu arrumar uma namorada vou ser feliz!”, “Quando eu comprar uma casa de praia, então vou ser feliz!”… E a vida passa, e a felicidade nunca chega.
O agora é o seu momento de glória. Ele contém a sua possibilidade real de ser feliz. Seja feliz agora, valorizando o que já conquistou, gostando e desfrutando de tudo o que você já tem.
2º: deixe nas mãos de Deus
Grande parte da infelicidade que as pessoas têm vem do fato de elas quererem controlar tudo em sua vida, com um nível de detalhes impressionante. É aquela preocupação extrema com tudo, em especial com coisas que estão além do seu alcance. Dizemos que essas pessoas gostam de “brincar de ser Deus”, isto é, julgam-se com tanto poder sobre os fatos e as coisas em geral a ponto de se acharem capazes de “adivinhar” os resultados futuros de qualquer situação. Para realmente ser feliz é imprescindível que você tenha fé verdadeira e deixe que o Criador cuide do seu amanhã e da solução das suas dificuldades. O que é preciso é entregar nas mãos de Deus tudo aquilo que está fora do seu alcance resolver. E, dessa maneira, relaxar e se entregar àquilo que está ao seu alcance fazer, com tranqüilidade e confiança.
3º: aprecie as coisas boas da vida
A infelicidade que acompanha muita gente se deve também a uma espécie de cegueira seletiva que elas têm. Quer dizer, essas pessoas, em geral, só têm olhos para as desgraças da vida ­ ou para as dificuldades da vida, que elas normalmente chamam de desgraças. Tudo o que elas vêem, dizem e fazem está associado a resolver problemas ou, pior ainda, a reclamar dos problemas, muitas vezes sem fazer coisa alguma para resolvê-los. Para realmente ser feliz é imprescindível que você reserve um espaço em sua vida para apreciar as coisas boas que existem ao seu redor. Se você ficar esperando que as dificuldades acabem para começar a viver feliz, sua vida vai passar sem que você a tenha desfrutado.
É preciso que você entenda e aceite que as dificuldades existem e sempre existirão. Elas são a sua vida, são o seu desafio para que você possa crescer. Mas não são impedimentos para a sua felicidade.
Resumindo: As escolhas em sua vida são sempre suas. O importante é que você use isso a seu favor e faça escolhas que lhe tragam bom proveito… Por isso, busque sempre escolher a felicidade.
.Gilberto Cabeggi


Leia esta história e reflita em que consiste a verdadeira felicidade. Foi narrada por uma moça que se sentia momentaneamente infeliz e, andando pela rua viu um homem puxando uma carroça. Ao observar a cena, pensou: Pobre homem! Fazendo o trabalho de um animal irracional...Isso é que deve ser infelicidade!
Pensando em ouvir de seus lábios lamentações e queixas, aproximou-se e lhe perguntou: O senhor é muito infeliz, não é? Afinal, fazendo um trabalho desses...
Confessa ela que o homem fê-la mudar a paisagem íntima, ao responder entusiasmado: Não, senhora! Sou uma pessoa muito feliz. Tenho saúde que nem mesmo preciso de um animal para puxar minha carroça. Tenho força, consigo o meu sustento passeando pela cidade e ainda ganho saudações de pessoas bonitas como a senhora. Não sou mais feliz, só porque não vejo todas as pessoas do mundo sorrindo...
 Fonte

3 comentários:

  1. muito obrigada, pela sugestão...
    thanks
    Aline M Chaves

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia a história e afirmo que ela é reflexiva, principalmente para um grupo onde sentimos extremas reclamações!

    ResponderExcluir

Agora acrescente algo mais, reflita e comente com amor!