PROJETOS EDUCACIONAIS

 1º PROJETO

 PROJETO: JUNTANDO OS LIVROS

         

          Este foi meu 1º projeto voltado para Educação. Desde quando me veio a oportunidade de lecionar inglês em 2000. Quando sem livro de inglês nem para mim, nem para os alunos, parti para busca de material didático e  ganhei muitos. Eu só tinha dois livros que estudei no CCAA com o nosso carismático Professor Isaque e um livro da época de estudante. Depois disso, fui tirando dos livros o que eu mais gostava de um conteúdo. Peguei a gramática de um, o texto de outro e o exercício de mais outro e assim fui separando por séries, até elaborar minhas apostilhas de 5ª à 8ª séries. Nisso, foram três anos para ficarem do jeito que eu queria. Todo ano eu acrescentava alguma coisa ou tirava. Em 2011, como ainda não tínhamos livros didáticos de inglês para os alunos, nós utilizamos ele. Os alunos tiraram xérox da apostilha e assim foi um sucesso, já que não perdíamos tanto tempo copiando. Já em 2012, a disciplina de inglês passou a ter o livro didático. Então vou deixando aqui neste projeto um acervo que vai servir para os alunos e professores como pesquisa.
         Façam bom proveito e obrigada!

 2º PROJETO

PROJETO-PILOTO: INGLÊS NAS SÉRIES INICIAIS

           

       Este projeto foi elaborado e desenvolvido em 2012 pela Escola Municipal Gervásio Lages Rebêlo. E pretendemos continuar desenvolvendo pelo apreciação e satisfação de todos os envolvidos que participaram. Foi positiva nossa experiência, apesar do pouco tempo para nos reunirmos para a discussão do desenvolvimento do projeto. O ideal seria que TODOS os envolvidos se reunissem semanalmente para a análise da prática. Mas apesar da correria de todos, os resultados foram excelentes. Os professores ajudaram bastante os nossos alunos (monitores) na sala de aula. Alguns alunos gostaram de ser professores, outros não. Com certeza, foi de ajuda muito grande para o desenvolvimento deles. E quantos professores sairão deste projeto? E quantos já sabem que nunca serão professores? É uma experiência construtiva, por que serve de autoconhecimento. 
         Como idealizadora fiquei muito feliz e agraciada com todos que nos ajudaram nesta empreitada. Queria agradecer a AMARE que liberou os meninos para que lecionassem no seu contraturno. A escola ANGLO na pessoa da Eliane que disponibilizou (doou) com carinho e atenção os livros e CDS de inglês e a peça principal, a nossa diretora Socorro Peres que nos apoiou com materiais pedagógicos e muito mais com a aceitação do projeto. Aos professores que receberam nossos monitores com carinho e aos monitores que se disponibilizaram gratuitamente para a realização das aulas, sempre dispostos e com ânimo. 
            Muito obrigada!


3º PROJETO

PROJETO: OFICINA DA EDUCAÇÃO



            

       Este projeto conta com a parceria de várias pessoas que estão colaborando para que ele seja posto em prática. É um projeto recente, está ainda em construção. Ele é amplo, por que visa ter vários programas ao mesmo tempo, mas por enquanto vamos começar com o reforço escolar que é o mais procurado. Espero que acompanhem a evolução deste projeto e também nos ajude na medida do possível para o crescimento dos programas que queremos desenvolver. 
           Sua participação é importante!

4º PROJETO
PROJETO: MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL 



        Estamos em processo de elaboração, mas podemos adiantar que está quase concretizado a parte teórica do projeto. Este projeto nasceu da visão do desespero que nossos alunos nos dão ao entrar no 3º ano do Ensino Médio e principalmente ao sair dele. Era uma preocupação que sempre tive, me questionava o que eles fariam quando terminasse e também perguntava a eles. Geralmente os via desnorteados e eles mesmos falavam que estavam em dúvida ou perdidos. Lembrava da minha própria experiência, onde passei 03 (três) anos perdida de uma lado para o outro assim que terminei o 3º ano do Pedagógico, totalmente sem rumo, sem orientação. Via minhas colegas de turma fazendo planos para estudar em Teresina (na capital, onde somente tinha curso superior) ou outros para trabalharem fora e eu, como sempre, sempre avoada. Por sorte ou coisa do destino, tinha feito um concurso, mesmo sem saber que era concurso, não me tocava que era um emprego (tamanho era minha alienação), era simplesmente uma prova que minha mãe me inscreveu e mandou eu fazer. Não sabia da sua importância. Sem esforço nenhum me tornei uma professora. Apenas deixei me levar e agradeço a Deus e a minha mãe (por ter me inscrito)por esta profissão que tem me dado oportunidade de me desenvolver de todas as formas. Posso dizer que meus alunos são meus professores, por que a toda hora eles me ensinam a ser paciente, a sorrir nas horas difíceis. O que mais posso querer? Só desejar que eles se encontrem na vida, fazendo coisas que lhes fazem bem.


5º PROJETO

WORKSHOP DO ENSINO 2019

Este projeto tem o intuito de conscientizar os jovens a ter autoconhecimento de suas habilidades e aptidões, como também de saber os cursos de Ensino Médio disponíveis no mercado e ver qual ele mais se identifica. Primeiro, mobilizei os diretores interessados e a Secretaria de Educação Municipal para me ajudar. Criei um grupo de Whatsap e adicionei as possíveis pessoas que deveria ter interesse e poderia me ajudar, com ônibus para levar os alunos para o auditório do CEEP Leonardo das Dores, já que fiz o ofício e a Diretora liberou o espaço para nós. 
DIVULGAÇÃO DO WORKSHOP AOS DIRETORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS
RESULTADO:
🎯WORKSHOP DO ENSINO MÉDIO

📂📚💰🛍🛠🔬🧪🎭

✔ESCOLAS CONTEMPLADAS✍️

🔴 Escola Municipal Gervásio Lages (RESPONSÁVEL: Lia Rezende e Diretora: Socorro Peres)
🔴 Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro  (RESPONSÁVEL: Lia Rezende e Diretora: Princesa Meg rs)
🔴Escola Manuel Amorim Neto- Lagoa Seca (RESPONSÁVEL: Diretora: Geovana)
🔴 Unidade Escolar Estados da Paraíba (RESPONSÁVEL: Diretora Helena)

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Parabéns e gratidão às escolas interessadas neste workshop. 

✔Próximo passo: Interação com os alunos-participantes através do grupo de whatsapp.


✔Culminância do workshop: ainda em trâmite.
________________________________________________________________
Fui nas escolas contempladas, entreguei as fichas com os dados dos alunos e preferencias de cursos, os diretores me ajudaram muito nessa tarefa, pois devido às outras atividades, não pude ir na Escola da Lagoa Seca para fazer isso :(



GRATIDÃO AOS DIRETORES QUE MANDARAM ESSAS FICHAS PREENCHIDAS:)


Criei grupos de whatsap com os cursos disponíveis na cidade e fui incluindo os alunos de acordo com as suas preferencias, alguns alunos ficaram em mais de 1 grupo, outros trocaram de grupo. Durante 1 mês fomos interagindo, passei tarefas semanais com o intuito de se autoconhecerem. Muitos, infelizmente não participaram, talvez por receio ou medo de se expôr, o que é totalmente compreensível, mas o intuito foi esse mesmo, para observarem suas limitações. 


1ª SUGESTÃO DE ATIVIDADES NO GRUPO DE WHATSAP, PARA APRESENTAREM NO DIA (MEU OBJETIVO ERA QUE ELES PESQUISASSEM SOBRE OS CURSOS RS)

Oi, pessoal.😃
Sejam todos bem-vindos no grupo que tem como objetivo:

🎯 Elaborar uma atividade de no máximo 10 minutos para apresentar no workshop falando sobre o curso que você pretende fazer no próximo ano, tipo: quais as vantagens, a função do profissional, as características de uma pessoa que trabalha na área, quanto ganha, etc.


Sugestão de atividades para apresentar:
👨🏻‍🏫👩🏻‍🏫👨🏻‍🏫👩🏻‍🏫👨🏻‍🏫👩🏻‍🏫👨🏻‍🏫👩🏻‍🏫
✔entrevista com um ex aluno(a) da escola que hoje trabalha na área.

✔ Mostrar vídeo sobre a função do técnico em atuação no seu trabalho.

✔Apresentação expositiva sobre o curso escolhido, a função, as vantagens...

✔Dramatização de uma peça demostrando como o profissional trabalha no seu cotidiano.

✔Elaborar uma paródia sobre o curso escolhido e apresentar.

✔Declamar uma poesia falando sobre o profissional formado na área: as características, a função...

Obs.: Usem a criatividade!!! Não se limitem às sugestão apresentadas.

🔴Todas as apresentações serão vistas pela coordenação do workshop antes da apresentação.


🔴 No dia da culminância do workshop todos os alunos estarão com o fardamento completo da sua escola.
_______________________________________________________________

☑️Regras do grupo:
✔ Compartilhar APENAS idéias sobre a proposta do grupo.
✔Não falar no privado com pessoas do grupo sem ser solicitado.
✔Combinar ensaios (se tiver) sob supervisão da coordenação e em lugar público.
⚠️Quem infringir alguma regra, será banido do grupo.


Att, Lia.👩🏻‍🏫

_______________________________________________________________

🎯Esse workshop partiu da necessidade dos alunos do 9º ano despertarem para a reflexão do curso a ser escolhido no ano seguinte e tem como objetivo conhecer os cursos disponíveis e se autoconhecerem respectivamente.😃

_______________________________________________________________

TAREFA DA SEMANA
❓❓❓❓❓❓❓❓
1ª) O que levou você a escolher este curso? 
🔴Alguém que cursou que você admira?
🔴Você tem habilidades para exercer tal profissão?
🔴 Você achou o nome do curso bonito? 
🔴Por que você que agradar seus pais ou parentes?
🔴Por que você quer estudar com seus colegas de turma?
🔴 Outros motivos. Quais?
❓❓❓❓❓❓❓❓

Sua resposta é importante. 😃

(Infelizmente, apaguei tudo dos grupos, pois algumas respostas dos alunos foram maravilhosas. Fiquei um pouco frustrada por não ter tido apoio como gostaria das pessoas que pessoalmente pedi apoio, era uma jogando responsabilidade em cima dos outros. (DETALHE: SÓ PRECISAVA DE ÔNIBUS PARA LEVAR E BUSCAR OS 139 ALUNOS NAS ESCOLAS, ACHO QUE NÃO É PEDIR MUITO PARA QUEM TEM RS MAS, PRÓXIMA VEZ VOU PEDIR AO ESTADO, QUE NO MUNICÍPIO NÃO TIVE SORTE RS, MAS QUEM SABE NO MUNICÍPIO APAREÇAM PESSOAS QUE QUEIRAM APOIAR PROFESSORES NOS SEUS PROJETOS À PARTE). Não estou me vitimizando, pois mesmo sem ajuda dos que eram para ser os interessados, tive o apoio dos diretores das escolas contempladas e foi maravilhoso. Mas fico triste, quando a politicagem vem antes da EDUCAÇÃO, já que aqui na nossa cidade, infelizmente, eles ajudam pelo partido político.)
OBSERVAÇÃO: NÃO TENHO PARTIDO POLÍTICO, NUNCA TIVE E NUNCA TEREI, POIS ODEIO POLITICAGEM RS NÃO PERCO TEMPO COM ISSO. MAS ADMIRO PESSOAS BOAS QUE ESTÃO ENGAJADAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AJUDAR QUEM PRECISA, MESMO QUE NÃO TENHAM O RECONHECIMENTO E NEM SEGUNDAS INTENÇÕES.

INFELIZMENTE, OS PROFISSIONAIS QUE NÃO ESTÃO NA SALA DE AULA, NÃO SABEM QUAIS AS PREOCUPAÇÕES DOS ALUNOS, SEUS MEDOS, SEUS ANSEIOS...NÓS QUE ESTAMOS TODOS OS DIAS PERCEBEMOS TUDO POR QUE ELES NÃO CONSEGUEM NEM SE CONCENTRAR NOS CONTEÚDOS, PRINCIPALMENTE OS ALUNOS DO 9º ANO, FICAM PERGUNTANDO PARA NÓS QUAL O MELHOR CURSO, QUE CURSO ESCOLHER, ONDE ESTUDAR...FOI POR ISSO QUE CRIEI ESSE WORKSHOP. 

DEU TUDO CERTO, DE ÚLTIMA HORA REMARQUEI PARA CADA ESCOLA INDIVIDUALMENTE, SÓ NO GERVÁSIO LAGES FIZ SEPARADO (MANHÃ E TARDE), PROFESSORA TATIANA (COORDENADORA DO JOSÉ NOGUEIRA) FEZ A PROPAGANDA DO CIENTÍFICO, FALOU DAS VANTAGENS DE ESTUDAR LÁ EM ALGUMAS ESCOLAS, OUTRAS ELA NÃO FOI POR QUE CHOCAVA COM OS HORÁRIOS DE TRABALHO DELA (OBRIGADA TATIANA). COMO TIVEMOS UMA FEIRA DAS PROFISSÕES LINDÍSSIMA FEITA PELOS ALUNOS DO CEEP LEONARDO DAS DORES, SÓ FOMOS RELEMBRANDO OS CURSOS E O OBJETIVO DELES E AS FUNÇÕES DE CADA PROFISSIONAL. NA FEIRA DAS PROFISSÕES (RE)CONHECI O LUAN (POIS FOI MEU ALUNO RS, AGORA UM DOS COORDENADORES DE LÁ, QUE ME AJUDOU A TIRAR AS DÚVIDAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS CURSOS TÉCNICOS. (GRATIDÃO LUAN)

_______________________________________________________________
MENSAGENS ENVIADAS ASO GRUPOS DE WHATSAP DOS CURSOS

Oi, pessoal.😃 Aqui é a Lia. 

⭕O WORKSHOP acontecerá em dezembro (quando souber o dia certo falo aqui), até lá vamos interagir no grupo. A fala de vocês é muito importante e contribuirá para ver o que vocês estão pensando sobre a próxima etapa de vida, seus objetivos, como escolheram o curso, o que esperam dele...

⭕Todo domingo, farei 1 pergunta ❓e quero que todos respondam, terão 1 semana para responder. Ganhará brinde no dia do workshop aqueles que responder de maneira sincera e criativa e que também interagir  entre si a respeito do curso, sempre com respeito ao colega e sem críticas, mantendo um diálogo saudável.

⭕Então, aguardem a pergunta❓amanhã, enquanto isso pesquisem sobre o curso e discutam sobre a forma de melhor apresentar o curso no dia do WORKSHOP.

⭕ Qualquer dúvida sobre o curso, perguntem no grupo. Todas as perguntas são importantes, anotem aqui. Se eu não souber responder, no dia do WORKSHOP será respondido, pois os coordenadores do curso estarão lá para tirar dúvidas.


✨Tenham um lindo fim de semana e até amanhã.😃
______________________________________________________________

TAREFA DA SEMANA
❓❓❓❓❓❓❓❓
1ª) O que levou você a escolher este curso? 
🔴Alguém que cursou que você admira?
🔴Você tem habilidades para exercer tal profissão?
🔴 Você achou o nome do curso bonito? 
🔴Por que você que agradar seus pais ou parentes?
🔴Por que você quer estudar com seus colegas de turma?
🔴 Outros motivos. Quais?
❓❓❓❓❓❓❓❓

Sua resposta é importante. 😃
_______________________________________________________________

TAREFA DA SEMANA
❓❓❓❓❓❓❓❓

1ª) Qual seria a sua 2ª opção de curso, se caso não existisse o curso que você pretende fazer? Por quê? 
🔴 Você gosta dessa área (saúde, tecnologia, justiça..)
🔴Só para estudar mesmo e não ficar parada.
🔴Nós somos adaptáveis e podemos aprender gostar daquilo que estudamos.

❓❓❓❓❓❓❓❓

Sua resposta é importante. 😃
_____________________________________________________________

TAREFA DA SEMANA PARA QUEM ESCOLHEU O CIENTÍFICO

TAREFA DA SEMANA
❓❓❓❓❓❓❓❓

1ª) Depois de fazer o Científico, você já pensou qual curso superior fazer? E por quê?

🔴 Por que seus pais querem.
🔴Você quer fazer esse curso superior, por que você conhece alguém que fez e se deu bem.
🔴Você ainda não pensou no curso superior, mas está pesquisando sobre os cursos que acha interessante.
🔴Sim. Você já sabe qual o curso superior vai fazer depois do 3º ano.

❓❓❓❓❓❓❓❓

Sua resposta é importante. 😃
_______________________________________________________________

TAREFA DA SEMANA

❓❓❓❓❓❓❓❓
🔴Faça este teste vocacional ou qualquer outro teste vocacional e compartilhe conosco o resultado, comente se quiser.

❓❓❓❓❓❓❓❓
Sua resposta é importante. 😃

🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀🙋🏼‍♀
Fiz o teste vocacional da Catho Educação e descobri que os cursos que mais combinam comigo são: Direito, Psicologia e História! Faça o teste e descubra você também! | https://www.catho.com.br/educacao/teste-vocacional-gratis

Comentário: 

👁Estou na profissão errada 😁, desconfiei faz tempo. 🤣 

-----------------------------------------------------------------------------------------🔴As escolas que participarão desse evento, será:
✔Escola Municipal Gervásio Lages
⭕Manhã (22 alunos)
⭕Tarde (19 alunos)
✔Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro
⭕ Tarde (27 alunos)
✔ Escola Manoel Amorim Neto (Lagoa Seca)
⭕ (12 alunos)
✔ Unidade Escolar Estado da Paraíba
⭕ Manhã (26 alunos)
⭕ Tarde (14 alunos)
⭕ Tarde EJA A (12 alunos)
⭕Tarde EJA B (07 alunos)

✔Total de alunos: 139 alunos.

_________________________________________________________________________________

GRATIDÃO À PROFESSORA TATIANA QUE FALOU DIVINAMENTE BEM DA ESCOLA QUE VEIO REPRESENTAR (UNIDADE ESCOLAR JOSÉ NOGUEIRA DE AGUIAR. 



UNIDADE ESCOLAR ESTADO DA PARAÍBA 













MANHÃ PRODUTIVA NA LAGOA SECA! GRATIDÃO!








LAGOA SECA


INDO OU VOLTANDO DA LAGOA SECA RS







ESCOLA MUNICIPAL GERVÁSIO LAGES - MANHÃ






ESCOLA MUNICIPAL MARIA PINHEIRO DE CASTRO





Recado aos meus aluninos;)
Agradeço a todos a oportunidade de ter ministrado o Workshop do Ensino Médio.😃Desejo a todos que encontrem o seu caminho, iniciando pela escolha certa do curso, quando ingressarem na próxima etapa na vida de vocês. Espero ter contribuído nesta fase tão decisiva nas suas vidas. Feliz natal🎄, férias maravilhosas 😎 e um 2020🤩brilhante para nós. GRATIDÃO🌻🌻🌻
Lia Rezende👩🏻‍🏫




________________________________________________________________
"QUANDO A EDUCAÇÃO FALAR MAIS FORTE QUE A POLÍTICA, TEREMOS UMA POLÍTICA DE VERDADE."
LIA REZENDE




Feedback da Erica 9º ano - Gervásio Lages 
Feliz  demais, resultados alcançados!
<3 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora acrescente algo mais, reflita e comente com amor!