sábado, 9 de fevereiro de 2013

O que poderia ser mudado na educação de Esperantina?



            Refletindo sobre a realidade da Educação em Esperantina, como professora a 13 anos, escrevi algumas sugestões do que poderia ser acrescentado para o melhoramento dela. Elaborei pensando na Educação Municipal que lida com a base da educação e por ser a primordial é a mais necessitada (não desconsiderando o Ensino Médio, mas todos concordam que o Ensino Fundamental deve ser bem elaborado para um ser em crescimento). Sabemos que tudo tem o seu tempo, as coisas tem que andar devagar, o que não pode é estagnar. O que geralmente acontece, principalmente nos setores públicos. Mas quem sabe um dia, não chegaremos onde queremos? Os professores não tem culpa desse sistema político ser mal dirigido, acarretando problemas diversos na Educação, eles são também vítimas, assim como os alunos. O que podem fazer é contribuir com sua boa vontade como já fazem isso há anos. E somente eles, com sua experiência sabem o que poderia melhorar na Educação. Mas, quem vai querer saber dos professores o que poderia ser mudado? Ninguém, não é? Até agora ninguém quis saber dos docentes em geral o que poderia melhorar o seu trabalho. Então, vou deixando por aqui algumas sugestões. Como professora tenho o direito de expôr minhas opiniões e você que é professor, também. Esse espaço é livre. Quem sabe não terá resultados? 
           



METAS PARA A EDUCAÇÃO EM 2013
PLANEJAMENTO BIMESTRAL

  •    Planejamento como dia letivo ou conta como dia extra e é pago;
  •    Todo planejamento será para a troca de materiais didáticos entre professores e coordenadores;
  •   Recebimento de pen-drives todo bimestre com matérias informativas, jogos, brincadeiras, matérias didáticos, apostilhas, etc.
INFRAESTRUTURA DA ESCOLA
  •         Forrar e colocar ar-condicionado em todas as salas;        
  •        Cada escola ter uma sala preparada com recursos áudio-visuais;
  •         Laboratório funcionando em todas as escolas;
  •      Um espaço disponível perto da escola para as aulas de educação física;
RECURSOS HUMANOS
  •        Ter uma pessoa disponível na biblioteca para vigiar os livros e atender os alunos, controle de livros emprestados para os alunos e comunidade, como também  para ficar com os alunos que estão perturbando na sala de aula e verificar se eles estão lendo algum livro.
  •      Ter uma pessoa disponível na sala de recursos áudio-visuais para atender os alunos e os professores e introduzir o professor leigo no mundo da informática.
  •     Ter professores disponíveis e preparados para substituir os professores que por algum motivo tem que se ausentar. Esses professores não passarão o conteúdo da disciplina e até podem se tiverem algum material disponível ou estiverem por dentro do assunto, mas será prioridade uma aula de incentivo à leitura de livros e outros temas como auto-estima, relações humanas, educação financeira, etc.
DISCIPLINAS
  •         Inserir espanhol do 6º ao 9º ano;
  •      Inserir a língua inglesa aos alunos do Fundamental Menor ou pôr em prática nas escolas o Projeto-piloto: Inglês nas séries iniciais;
FALTAS DOS DOCENTES
  •    Professores que precisam faltar falar com antecedência ou se for de última hora, ligar para a diretora, diante dessa comunicação será mandado um professor à escola.
  •      Com esta medida, não haverá horário vago e nem será descontado do professor (já que o salário é pouco) que elaborará um projeto para ser executado com os alunos em um momento extra-classe ou faça algo que reponha suas faltas. Tudo questão de comunicação e entendimento. 
  



    Acho que estas medidas melhorariam um pouco o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos. Sabemos que falta muito mais: computadores para todos, armários individuais para os professores, reuniões regulares com TODOS para rever o andamento geral... E também algumas destas sugestões precisam de tempo para serem executadas. Estas foram algumas soluções imediatas para os problemas que se apresentam e que eu acho que fariam diferença. Alunos e professores se sentiriam mais valorizados. Mas, isto que coloquei foi baseada na minha pequena visão como professora.
     O que você acha? Você concorda ou você discorda. Tem outras sugestões? Vamos participar! A Educação está precisando de nós professores, pais, alunos, comunidade, políticos... nós somos responsáveis. Os nossos jovens são o futuro de nossa terra. Que jovens queremos formar daqui para frente?
                    Sabemos que falar é fácil, o difícil é fazer. Mas, é a partir das discussões que poderemos chegar aos resultados que queremos, mudando uma coisa ali, outra acolá. Cada um tem uma maneira de ver diferente e isso que é bom. Por que se eu tenho uma visão limitada e vejo uma solução para uma dificuldade não muito viável na prática, outra pessoa pode ter mais facilidade para solucionar esta mesma dificuldade de maneira mais prática.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora acrescente algo mais, reflita e comente com amor!