domingo, 3 de janeiro de 2021

Livro: Como entender o efeito sombra

 

LIVRO: COMO ENTENDER O EFEITO SOMBRA EM SUA VIDA

O medo nos prepara para esperar mais dor, cria a expectativa de que seremos magoados outra vez, e nos despoja de confiança, vulnerabilidade e intimidade. A mágoa, quando intensificada pelo medo de que seremos magoados novamente no futuro, gera incontáveis expectativas negativas – expectativas que levam à autossabotagem e à decepção. A mágoa não reconhecida cria um caminho circular que leva tanto ao vitimismo quanto a uma futura vitimização.

P.65

 

Se pararmos para examinar a nossa vida, muitas vezes conseguimos ver onde e quando desistimos de nós mesmos – onde e quando decidimos que não éramos bons, valorosos e capazes de ter uma vida feliz e bem-sucedida.  Podemos  ver  onde  começamos  a  desistir  dos  nossos sonhos e esperanças: quer fosse desistir de ter um relacionamento amoroso, de sermos membros respeitados e participantes da sociedade, de conquistar estabilidade financeira, de ter a carreira com que sempre sonhamos ou de atingir um objetivo importante. Se a nossa desesperança for ignorada, continuaremos arriscando-nos a vender a alma, a integridade e a dignidade. P. 65, 66

 

As pessoas tristes acreditam que são ruins e geralmente se culpam pela dor que sentem e, embora seja pouco provável que essa emoção nos faça magoar outras pessoas, ela por certo faz com que magoemos a nós mesmos.  A  tristeza  tóxica não  processada nos  leva  a  cometer  crimes horríveis contra nós mesmos – o pior deles é o suicídio. As pessoas tristes bebem muito, comem muito, jogam ou gastam muito ou se entregam a uma série de outros vícios para mascarar a dor.

P.66

O nosso ego saudável nos ajuda a nos impor, a delimitar o nosso espaço e a nos conhecer como indivíduos. O ego é a força que faz com que nos identifiquemos com o corpo físico e a mente que são exclusivamente nossos. A sua função é proteger e guardar a entidade que é o nosso eu. Ele nos auxilia a distinguir o “eu” do “não eu”. Por causa do nosso ego saudável, temos a sensação de que existimos como seres individuais.

P.73

 

 

FIQUEI NA PÁG. 85

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora acrescente algo mais, reflita e comente com amor!