sábado, 12 de janeiro de 2013

Manter a serenidade sempre, mesmo diante de qualquer indignação que possa ocorrer.


– Nossa vida pode ser comparada a grande curso educativo, em cujas classes inumeráveis damos e recebemos, ajudamos e somos ajudados. A serenidade, em todas as circunstâncias, será sempre a nossa melhor conselheira, mas, em alguns aspectos de nossa luta, a indignação é necessária para marcar a nossa repulsa contra os atos deliberados de rebelião ante as Leis do Senhor. Essa elevada tensão de espírito, porém, nunca deve arrojar-se à violência e jamais deve perder a dignidade de que fomos investidos, recebendo da Divina Confiança a graça do conhecimento superior. Basta, dentro dela, a nossa abstenção dos atos que intimamente reprovamos, porque a nossa atitude é uma corrente de indução magnética. Em torno de nós, quem simpatiza conosco geralmente faz aquilo que nos vê fazer. Nosso exemplo, em razão disso, é um fulcro de atração. Precisamos, assim, de muita cautela com a palavra, nos momentos de tensão alta do nosso mundo emotivo, a fim de que a nossa voz não se desmande em gritos selvagens ou em considerações cruéis que não passam de choques mortíferos que infligimos aos outros, semeando espinheiros de antipatia e revolta que nos prejudicarão a própria tarefa".
 (Entre o céu e a terra, p. 137)


       Este parágrafo é muito interessante, fala de vida, podendo ser transportado para qualquer aspecto dela. Muito útil principalmente para nós professores que fomos inculbidos à tarefa árdua de educar. Lidamos com situações novas diariamente, por isso precisamos estar preparados para essas situações inusitadas, não nos desesperando, nem aos alunos, nem aos colegas. Mas, sempre mantendo a calma e treinando a paciência. Isso é muito difícil por que na hora dos conflitos não pensamos muito, mas não custa nada tentar para evitar um problema maior. 
        E se quisermos mudar alguém, não vai ser através de gritos e blá, blá, blá é através do comportamento, da atitude. Com certeza devemos falar menos e agir mais.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora acrescente algo mais, reflita e comente com amor!